Aprendendo a Fotografar - Exposição

Updated: Dec 23, 2019



Nesta página vou falar um pouco de como expor corretamente uma foto. Caso goste do texto e queira aprofundar seu conhecimento, cadastre-se em nossa newsletter para receber nosso e-book de introdução a fotografia inteiramente grátis!

O QUE É EXPOSIÇÃO

A Fotografia vem do grego φως [fós] ("luz"), e γραφις [grafis] ("estilo", "pincel") ou γραφη grafê, e significa "desenhar com luz e contraste". Assim, por definição, fotografia é essencialmente a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando-as em uma superfície sensível.

A câmera e o nosso olho trabalham de forma parecida: absorvendo o espectro de cores e luminosidade de tudo que está a nossa volta. As cores preta e branca, por exemplo, são totalmente diferentes: enquanto a primeira absorve toda a luz, a cor branca a reflete totalmente. É graças a esse princípio que a fotografia existe.

Toda vez que fotografamos, a luz passa pela lente e vai em direção ao sensor da câmera. Cada fragmento de luz contém alguma informação que juntos formam a imagem que está na nossa frente. Assim, quando vemos um objeto, nada mais é do que a sua luz refletida que está indo até o nosso olho e, também, até a nossa câmera, para se transformar na sua imagem por completo.

A fotografia é, assim, uma imagem estática criada pela nossa câmera, através de uma certa quantidade de luz que passa pelas lentes por um determinado tempo, chegando ao sensor da câmara, e reproduzindo aquele instante.

Todo mundo que se aventura a tirar fotos cedo ou tarde vai pode se deparar com problemas de exposição. Esses obstáculos são divididos em duas formas: a superexposição e a subexposição. Se deixamos nossa câmera captar muita luz, teremos uma foto superexposta, ou seja, muito clara! Por outro lado, se deixamos nossa câmera captar pouca luz, teremos uma foto subexposta, ou seja, muito escura!

Quando uma foto fica superexposta ou subexposta, muitos pixels ficam sem informação nenhuma, completamente pretos ou brancos. Aposto que você já lidou com situações em que as fotos ficaram muito claras ou muito escuras, certo?

A super e a subexposição, no entanto, nem sempre são um erro. Os fotógrafos profissionais às vezes usam esses efeitos a seu favor. Assim, eles aproveitam o excesso ou a falta de luz para destacar aspectos das imagens que lhes sejam convenientes. Todavia, via de regra, devemos buscar fotos com uma exposição balanceada/ideal.

Matematicamente falando, a exposição (E) é uma função baseada no ISO, na Velocidade do Obturador e na Abertura, ou seja:

Exposição = f (ISO, A, V)

Como expor corretamente:

Mesmo em dispositivos mais simples, existe a opção manual que lhe permite controlar variáveis tais como a abertura, o ISO e a velocidade do obturador da câmera, que nada mais é do que a “cortininha” que abre e fecha na frente do sensor. No caso do obturador, se você deixá-lo mais lento, mais luz entrará na câmera e sua foto deve ficar mais clara. O contrário também é possível.

Conclusão:

Ao tentar captura uma cena, você geralmente vai alterar as configurações da sua câmera até obter a exposição correta.

Dica:

Lembre que não é errado superexpor ou subexpor uma foto. Tudo depende do resultado final que se quer alcançar.

Relembrando, para controlar a quantidade de luz, você vai usar três configurações: a abertura, o tempo de exposição e o ISO.

A abertura do diafragma determina a quantidade de luz captada. Quanto maior a abertura, mais luz será captada e vice-versa.

A velocidade do obturador controla o tempo que a foto ficará exposta aos raios luminosos. Quanto mais tempo, mais clara a imagem.

O ISO, por sua vez, também pode influenciar na exposição da sua fotografia, já que ele representa a sensibilidade do sensor da câmera à luz do ambiente, ou seja, quanto maior o número ISO, maior a sensibilidade do sensor à luz, e quanto menor o número ISO, menos luz será percebida pelo sensor da câmera.

Gostou dessas dicas? Então baixe já nosso e-book gratuito do curso de introdução a fotografia, juntamente com muitos outros e-books. Você verá que é fácil escolher levar o seu hobby para um outro nível!.


#aprendendo #nikon #camera #exposição #luz #diafragma #iso #lentes #blog

Por trás das Lentes

Vivo na famosa e planejada cidade do urbanista Lúcio Costa e do arquiteto Oscar Niemeyer (Brasília/DF).


A paixão pela fotografia começou como hobby e, com o passar dos anos, se tornou uma das minhas habilidades. 

Tive a oportunidade de viajar por belas cidades do Brasil e de outros países espalhados pelos quatro cantos do mundo e, através de uma visão mais artística, fui capaz de capturar belas imagens que podem ser transformadas em quadros decorativos.

Com o olhar também voltado para "revelar emoções", realizo ensaios e casamentos, buscando a beleza das expressões naturais advindas do momento fotografado.

 

Na parte de ensaios, devido a grande procura, a fotografia de gestantes acabou virando minha especialidade, e amo registrar esse momento único na vida do casal.


Valorizo a espontaneidade das pessoas, buscando sempre revelar emoções e capturar a essência de momentos especiais. 

 

Afinal, a fotografia é interessante quando ela nos diz algo, quando passa algum sentimento. Um sorriso, um olhar, uma brincadeira, por exemplo, precisam convencer, não podem parecer artificiais.

Interessado?

Entre em contato

Todas as fotografias expostas neste site estão disponíveis para comercialização em alta definição.

Também estamos disponíveis para a realização de projetos fotográficos sob encomenda.

​​

All photographs found in this website are available for purchase in high definition. 

Selecione uma opção