Guia de Compras - Equipamentos Fotográficos

Atualizado: 18 de Dez de 2019



Uma das perguntas que mais recebo diz respeito a escolha do equipamento fotográfico. Como existem diversas opções de marcas e modelos, as pessoas ficam com receito de comprar o equipamento errado e acabar se arrependendo. Mas não se preocupe, hoje em dia todas as marcas oferecem produtos excelentes. 

O que Evitar?


Antes de comprar seu equipamento, é muito importante saber o que NÃO COMPRAR, para não se arrepender depois. Então vamos lá, sei que muitos vão ficar bravos comigo, mas uma dica que dou é evitar as cameras "SUPERZOOM", aquelas com lentes capazes de fotografar um inseto de pertinho, uma paisagem bem ampla ou uma cratera lunar, tudo com a mesma lente. A principio parece uma idéia genial correto? Ocorre que essas cameras tentam fazer coisa demais e acabam não fazendo nada direito. Não vejo sentido nesses equipamentos, que quase sempre possuem sensores minúsculos ou intermediários e apresentam desempenho pior que as câmeras mirrorless e as DSLR.

No entanto, notem que não estou dizendo que não existem câmeras “superzoom” boas, apenas quero dizer que existem opções menores que entregam resultados semelhantes ou opções do mesmo tamanho que serão capazes de entregar uma qualidade de imagem tremendamente superior.

É importante ter um Equipamento de Ponta?

Atualmente, as pessoas estão muito preocupadas em ter a câmera mais moderna, com o maior número de megapixels, o ISO mais alto e as lentes mais caras e pesadas. Não entre nessa furada!!! Hoje em dia, praticamente todas as câmeras são maravilhosas, e mesmo câmeras com 4, 5 ou mais anos são capazes de fornecer imagens sensacionais. O ritmo de lançamento dos fabricantes é insano, e modelos novos muitas vezes oferecem vantagens imperceptíveis ou não tão uteis (GPS, NFC entre outras siglas que fazem pouca diferença para a sua fotografia).

Então, deixe de lado a preocupação a respeito da qualidade da imagem. Foque em outras coisas, tais como aprender a fotografar e usar sua câmera corretamente!

Outra coisa bacana de se ter em mente é que as lentes são muito mais importantes que a câmera em si. Então, se está em dúvida entre comprar uma lente diferente ou trocar a câmera, não pense 2 vezes!

Dica: Quer economizar? Então evite comprar o último modelo daquela câmera tão desejada, procure o modelo anterior ou até mesmo o de 2 ou 3 anos atrás. Pense em um carro, muitas vezes, o modelo do ano ganha apenas leves mudanças estéticas, mas é vendido por um preço muito mais alto que o modelo do ano anterior. Com as câmeras ocorre o mesmo, os fabricantes adotam essa tática para poder manter o preço elevado de seus equipamentos.

Equipamento usado vale a pena?


Em poucas palavras? Sim, com certeza!

Equipamentos usados te ajudam a poupar bastante. Câmeras, lentes e tripés são muito duráveis e, desde que estejam funcionando corretamente e não apresentem marcas fortes de uso e/ou queda, serão capazes de te servir bem por vários anos.

Além disso, é possível determinar a “quilometragem” (número de clicks) de uma câmera a partir de uma foto em formato JPEG. Para isso, basta acessar o site Shutter Count e fazer o upload de uma foto tirada com a câmera desejada. Vale dizer que. mesmo as câmeras mais simples suportam muito mais de 150.000 clicks antes do obturador parar de funcionar (e após esse número, basta trocar o obturador para ter uma câmera capaz de te servir por muito tempo!).

Boa parte do meu equipamento é usado (minhas 3 câmeras, minha lente grande angular, minha 50mm 1.4 entre outros).

Gostou dessas dicas? Então cadastre agora em nossa Newsletter para receber gratuitamente o nosso guia de de compra de equipamentos e muitos outros e-books. Você verá que é fácil escolher o modelo ideal.


#guidecompras #equipamentos #fotografia #viagens #visual #dimensão #valores #câmerasprofissionais #câmeras

9 visualizações

Por trás das Lentes

Vivo na famosa e planejada cidade do urbanista Lúcio Costa e do arquiteto Oscar Niemeyer (Brasília/DF).


A paixão pela fotografia começou como hobby e, com o passar dos anos, se tornou uma das minhas habilidades. 

Tive a oportunidade de viajar por belas cidades do Brasil e de outros países espalhados pelos quatro cantos do mundo e, através de uma visão mais artística, fui capaz de capturar belas imagens que podem ser transformadas em quadros decorativos.

Com o olhar também voltado para "revelar emoções", realizo ensaios e casamentos, buscando a beleza das expressões naturais advindas do momento fotografado.

 

Na parte de ensaios, devido a grande procura, a fotografia de gestantes acabou virando minha especialidade, e amo registrar esse momento único na vida do casal.


Valorizo a espontaneidade das pessoas, buscando sempre revelar emoções e capturar a essência de momentos especiais. 

 

Afinal, a fotografia é interessante quando ela nos diz algo, quando passa algum sentimento. Um sorriso, um olhar, uma brincadeira, por exemplo, precisam convencer, não podem parecer artificiais.

Interessado?

Entre em contato

Todas as fotografias expostas neste site estão disponíveis para comercialização em alta definição.

Também estamos disponíveis para a realização de projetos fotográficos sob encomenda.

​​

All photographs found in this website are available for purchase in high definition. 

Selecione uma opção