Review - Irix 15mm 2.4 firefly

Um review simples e descomplicado sobre a Irix 15mm 2.4, a melhor ultra wide fixa para nikon?


Após uma longa busca por uma ultra wide que prestasse (pois sempre odiei a 16-35 f4), será que a Irix será aprovada no teste?


Irix 15mm 2.4 firefly

O Dilema!

Todo fotógrafo apaixonado por landscape (fotografia de paisagens), sabe da importância de se ter uma lente super grande angular. Sabe também que tais lentes em geral são muito caras, pesadas e pra piorar, muitas vezes não aceitam filtros.

Eu sei bem da dificuldade em solucionar este dilema, principalmente para mim que fotografo com Nikon (a Canon tem diversas opções de lentes entre 14 e 17mm). Cheguei a comprar a Nikon 16-35, que me parecia uma excelente opção, contudo fiquei tremendamente desapontado com a qualidade ótica da lente e tive que me desfazer dela. Consegui outras 2 cópias emprestadas e o resultado era sempre o mesmo, os cantos das imagens sofriam com uma distorção brutal, que inviabilizava o uso da foto. Cheguei então a cogitar comprar a Tamron 15-30, mas o alto preço e o peso falaram mais alto. Voltei a estaca zero e seguia dependente da maravilhosa Nikon 18-35 que, apesar de ser uma de minhas lentes favoritas, não satisfazia meu desejo por um maior ângulo de visão.

Foi então que me deparei com a Irix 15mm 2.4, uma lente ousada, com preço razoável e com excelentes reviews pela internet. Arrisquei, comprei uma e agora, mais de 1 ano depois, escrevo esse review sobre minha experiencia de uso. Evitarei ser muito técnico, pois quero focar no dia a dia da lente, como ela se comporta e quais são seus pontos fracos e fortes. Contudo, por se tratar de uma lente mais especializada, serei um pouco mais profundo nos comentários, o que exigirá um certo conhecimento por parte dos leitores.


Características


Desenhada na suíça pela IRIX, a lente é fabricada na China e apresenta duas versões, a mais barata Firefly e a Blackstone. Ambas possuem exatamente a mesma qualidade ótica, contudo, a blackstone é feita de uma liga de magnésio e alumínio e possui uma maior vedação aos elementos. Como não existe almoço grátis, a Blackstone é bem mais cara e pesada que sua irmã mais modesta, a Firefly (US$ 675 e 685g contra US$ 425 e 581g). Isso foi determinante para minha escolha da Firefly, não consegui ver muito sentido em pagar muito mais por uma lente com a mesma performance, e que ainda seria mais pesada.

Apesar da construção mais simples que de sua irmã mais cara, devo dizer que fiquei impressionado com a qualidade da Firefly. Trata-se de uma lente bastante robusta e bonita.

Ambas contam apenas com foco manual, mas possuem conectores eletrônicos para informar a câmera a respeito da lente utilizada e para que a escolha da abertura possa ser feita através da câmera. O anel de foco possui movimento muito suave e vai da distância mínima ao infinito em aproximadamente meio giro. Possui ainda um click bem notável na marcação do infinito.

Existe ainda a possibilidade de encaixar pequenos filtros ND na parte traseira da lente, uma característica que parece interessante, mas que, na prática, deixa a desejar, como falarei mais a frente.


Por fim, vale ressaltar que não se trata de uma lente compacta. A Irix 15mm é uma lente

grande, com 14cm de comprimento e 10 cm de largura, e utiliza filtros de 95mm, que são um tanto gigantes. Apesar disso, a possibilidade de se utilizar um porta filtros desenvolvido pela própria marca, e que custa “apenas” US$ 80 foi fundamental para minha escolha, tendo em vista que amo fazer longas exposições. Vale ressaltar que nem a Tamron 15-30 nem a Samyang 14mm aceitam filtros, devido a seus grandes elementos frontais côncavos.



Dia a Dia com a Lente


Quando viajo costumo fazer longas caminhadas para fotografar e, nesses dias, eu sinto falta da versatilidade de uma lente zoom. Quando decido por a Irix na mochila, quase sempre me vejo obrigado a levar a Nikon 18-35 junto, acrescentando quase 400g ao kit (que pode chegar a 6kg com tripé e 3 lentes). O foco manual é fácil de ser utilizado, afinal, em uma lente 15mm a tendência é que tudo esteja sempre em foco. As marcas são muito visíveis e o anel de foco se desloca com a resistência ideal, não sendo tão leve nem tão pesado. Diria que não é necessário experiência prévia com lentes de foco manual para conseguir operar corretamente a Irix.

Com relação a resistência a chuva, apesar de se tratar da firefly, que possui proteção mais simples que a Blackstone, não foram poucas as vezes que fotografei em situações de garoa ou chuva bem leve e até hoje não tive nenhum tipo de problema com a lente. Quando a chuva aperta, eu nunca fico para fotografar, afinal gosto de usar tripé e fazer longas exposições, algo difícil de se fazer com chuva forte.


Como falei anteriormente, a Irix possui uma abertura traseira que permite a inserção de filtros ND vendidos separadamente, mas que possuem um preço bastante acessível. Os filtros disponíveis são de 1, 2 e 3 stops e podem até mesmo ser combinados. Comprei o Kit de filtros e até tentei usar, mas para inseri-los você deve tirar a lente da câmera, colocar os filtros com uma pinça enquanto a poeira entra no sensor da sua câmera e. só então, voltar a encaixar a lente e fotografar. É um processo demorado e pouco prático, o que me leva a dizer que os filtros são uma grande perda de dinheiro (ao menos no meu ponto vista).

O que realmente me agradou foi o suporte para filtros da Irix, que é pequeno e leve, e me permite fazer longas exposições mesmo com uma lente 15mm.

O que gosto da lente é seu grande ângulo de visão, que aliado à sua grande qualidade ótica me permite fazer fotos únicas. Mas nem tudo é perfeito! O fato de se tratar de uma lente fixa (sem zoom) e de ser grande e pesada atrapalham bastante o dia a dia dela.

Assim, os pontos positivos desse lente vão para seu grande ângulo de visão, sua grande abertura (que eu pouco falei, já que não costumo fazer fotos noturnas) e a possibilidade de utilizar filtros na lente. Os pontos negativos vão para o peso e o tamanho, que acabam atrapalhando bastante a experiência de fotografar.

Dia a Dia com a Lente: 7/10


Qualidade Ótica

Aqui vale fazer uma ressalva, não fotografo parede de tijolos, tampouco faço fotos de arquitetura (apesar de usar muitos monumentos públicos em minhas fotos, meu foco está mais na composição da paisagem do que no monumento em si) com a Irix 15mm, e, por isso, meus comentários estarão na percepção que tenho após pouco mais de 1 ano utilizando essa lente no campo, fazendo fotos de paisagens naturais e urbanas. A internet já está lotada de reviews técnicos, que trazem medidas de distorção, testes de paredes de tijolos e etc. Meu objetivo aqui é ajudar quem se interessa pela lente, mas que nunca pôde testá-la e quer saber como ela funciona no mundo real.

Ressalva feita, vamos ao que interessa. Trata-se de uma poderosa lente, com qualidade ótica magnifica, com potencial e uma distorção que pouco atrapalha para cenas de paisagens naturais. Costumo utilizar a lente nas aberturas f7.1 a f11, raramente utilizando aberturas maiores ou menores. Neste intervalo, a lente é espetacular, e consegue agradar mesmo as pessoas mais criteriosas. As cores me agradam demais. No entanto, deixarei para vocês tirarem as próprias conclusões ao verem as imagens.

Outra grande qualidade da lente é sua capacidade de fazer lindas estrelas (quando fechada em f11), seja do sol se pondo ou da luz de postes, faróis e holofotes. Algo muito desejado em fotografia de paisagens urbanas.

A aberração cromática é pouco visível, um dos melhores resultados que já vi. E o pouco que tem é facilmente retirado no lightroom ou no photoshop.

A única coisa que impede essa lente de ser perfeita do ponto de vista ótico é sua tendência a produzir indesejáveis reflexos quando apontada para uma fonte de luz forte (sol). Talvez seja um aspecto que não vá atrapalhar tanto a maioria das pessoas, uma vez que é muito fácil de controlar o reflexo, bastando mover a câmera alguns milímetros para o lado. Contudo, se assim como eu você gosta de usar filtros ND, saiba que os reflexos serão bastante exacerbados, e serão mais difíceis de visualizar e consertar, pois o filtro ND escurece demais a imagem, muitas vezes mascarando o reflexo, que só é percebido ao final da foto. Poucas vezes tive problemas graves com tais reflexos, mas não é incomum ter um certo trabalho para removê-los no photoshop, algo não muito agradável.

Qualidade ótica: 9/10 – caso você não fotografe por do sol / nascer do sol com frequência

7/10 - caso você fotografe por do sol / nascer do sol




Conclusão:​

Nesta faixa de preço é impossível conseguir uma lente ultra wide com desempenho próximo ao da Irix. Ela simplesmente reina sozinha no mercado full frame. Apesar de seu tamanho e peso, essa é uma das minhas companheiras favoritas. Sim, existe um problema de reflexos indesejados e sim, esses problemas são difíceis de corrigir na pós-produção. No entanto, se você é um fotógrafo atento, vai facilmente notar esse problema durante a execução da foto e poderá evitá-lo.

Nada melhor que uma convivência prolongada para saber os pontos fortes e fracos de uma lente. Posso dizer que essa belezinha é a responsável por quase 90% das fotos de paisagens que eu faço, então creio que posso opinar com relação a essa lente.

Definitivamente, como quase tudo na vida, a Irix não é perfeita, possui problemas já apontados aqui. Contudo, é capaz de entregar além do prometido, especialmente quando se leva em consideração seu reduzido valor de aquisição. Recomendo fortemente essa lente a todos os amantes da fotografia de paisagens naturais e urbanas e, provavelmente, aos que gostam de fotografia noturna também (contudo, minha falta de experiência no assunto me impede de traçar recomendações firmes neste caso).

Nota final: 8/10




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Por trás das Lentes

Vivo na famosa e planejada cidade do urbanista Lúcio Costa e do arquiteto Oscar Niemeyer (Brasília/DF).


A paixão pela fotografia começou como hobby e, com o passar dos anos, se tornou uma das minhas habilidades. 

Tive a oportunidade de viajar por belas cidades do Brasil e de outros países espalhados pelos quatro cantos do mundo e, através de uma visão mais artística, fui capaz de capturar belas imagens que podem ser transformadas em quadros decorativos.

Com o olhar também voltado para "revelar emoções", realizo ensaios e casamentos, buscando a beleza das expressões naturais advindas do momento fotografado.

 

Na parte de ensaios, devido a grande procura, a fotografia de gestantes acabou virando minha especialidade, e amo registrar esse momento único na vida do casal.


Valorizo a espontaneidade das pessoas, buscando sempre revelar emoções e capturar a essência de momentos especiais. 

 

Afinal, a fotografia é interessante quando ela nos diz algo, quando passa algum sentimento. Um sorriso, um olhar, uma brincadeira, por exemplo, precisam convencer, não podem parecer artificiais.

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